Multiplexador de Terminal - tmux - uma ferramenta simples e prática para administração de usuários e sistemas. Mais leve que o Terminator para Sysadmins.
Possuir ferramentas adequadas e fáceis de utilizar, que agilizam desde a gestão de projetos à administração dos sistemas e usuários, parece uma terefa fácil. No entanto, as respostas a problemas encontrados em redes, servidores e funcionários são rotinas emergenciais. Portanto, essa é uma alternativa simples, gratuita e universal aos pinguins sysadmins, tal como o presente autor.
Nela poderemos com algumas poucas combinações básicas de teclas, adminsitrar equipes de projetos, analisar à distância estando em servidor ou mesmo por diretórios compartilhados em redes, as principais tarefas executadas dentro do sistema, bem como seus usuários finais.
No próximo vlog de Slackware a utilizaremos, porém como seria curto um vídeo sobre o básico do tmux, ferramenta esta que é universal a quaisquer linux, no Slackaware 15, por exemplo, já vem por padrão instalada, não faremos um vídeo específico sobre tmux, e sim este serve de guia. Pois, na próxima parte entraremos diretamente em gerenciamento de usuários. E nessa o tmux será utilizado largamente para os testes.
Eis as principais teclas de atalho:
ctrl + b -> tecla c (cria nova janela)
ctrl + b -> tecla , (renomeia a janela atual)
ctrl + b -> tecla n (próxima janela)
ctrl + b -> tecla p (janela anterior)
ctrl + b -> tecla % (divide verticalmente)
ctrl + b -> tecla " (divide horizontalmente)
ctrl + b -> tecla w (lista e nevega nas janelas amostradas)
ctrl + b -> setas para cima, baixo, esquerda, direita (habilita parte dividida)
ctrl + b -> segurando CTRL + B movendo setas( redimensiona divisão)
ctrl + d -> deleta partes divididas e tmux quando na janela pai.
Estando fora do tmux, se o sysadmin "sair" com exit do tmux, ele ainda estará aberto, ativo a operações. Isso deve ser observado rigorosamente. Para conferir se há e quais seções estão abertas ainda, digite no terminal o comando abaixo:
tmux ls
Para entrar novamente, em caso afirmativo, ou seja, ele está aberto. Digite:
tmux attach -t NumeroDaJanela
Bem, agora já sabes as funcionalidades padrões básicas do tmux, conto com todos para a próxima parte de Slackware: Gerenciamento de Usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário